Primeiro membrana de osmose reversa poluição
1, membrana de osmose reversa danos ao desempenho, resultando em poluição da membrana(1) Tecido não tecido reforçado com material de poliéster, cerca de 120μm de espessura; (2) camada de suporte intermediária porosa de material de polissulfona, com cerca de 40μm de espessura;
(3) Camada de separação ultrafina de material de poliamida, com cerca de 0,2 μm de espessura.
De acordo com sua estrutura de desempenho, como danos ao desempenho da membrana permeável, podem ter os seguintes motivos:
1) Quanto à manutenção do novo
membrana de osmose reversa não é padronizado;
(2) Se a manutenção atender aos requisitos, o tempo de armazenamento excede 1 ano;
(3) No estado de desligamento, o
membrana de osmose reversa a manutenção não é padronizada;
(4) A temperatura ambiente está abaixo de 5 °C;
(5) O sistema opera sob alta pressão;
(6) Operação inadequada durante o desligamento.
2, a qualidade da água muda frequentemente resultando em poluição da membranaA qualidade da água bruta muda com a qualidade da água projetada, o que aumenta a carga de pré-tratamento. Devido ao aumento de impurezas como matéria inorgânica, matéria orgânica, microrganismos, matéria granular e colóides na água, a probabilidade de poluição da membrana aumenta.
3, limpeza e método de limpeza não estão corretos e causados pela poluição da membranaNo processo de uso, além da atenuação normal do desempenho do filme, o método de limpeza incorreto também é um fator importante que leva a uma grave poluição da membrana.
4. A dosagem não está corretaEm uso, como o filme de poliamida tem baixa resistência ao cloro residual, o cloro e outros desinfetantes não são adicionados corretamente no uso e o usuário não presta atenção suficiente à prevenção de microorganismos, é fácil levar à poluição microbiana.
5, desgaste da superfície do filmeSe o elemento da membrana estiver bloqueado por materiais estranhos ou a superfície da membrana estiver desgastada (como areia, etc.), neste caso, os componentes do sistema devem ser detectados pelo método de detecção, os componentes danificados devem ser encontrados e os elementos da membrana devem ser reconstruídos e substituídos
Em segundo lugar, o fenômeno de membrana de osmose reversa poluiçãoNo processo de operação de osmose reversa, devido à permeabilidade seletiva da membrana, alguns solutos se acumulam perto da superfície da membrana, resultando no fenômeno de incrustação da membrana.
Existem vários sinais comuns de incrustação: Um é a incrustação biológica (os sintomas aparecem gradualmente) Os sedimentos orgânicos são principalmente microrganismos vivos ou mortos, derivados de hidrocarbonetos, polímeros orgânicos naturais e todos os materiais que contêm carbono. As manifestações iniciais são aumento da taxa de dessalinização, aumento da queda de pressão e diminuição da produção de água. Outra é a incrustação coloidal (os sintomas aparecem gradualmente) durante o processo de separação por membrana, a concentração de íons metálicos e a mudança no valor de PH da solução podem ser a deposição de hidróxido metálico (representado principalmente por Fe(OH)3), causando incrustação. No início, a taxa de dessalinização diminuiu ligeiramente e aumentou gradualmente e, finalmente, a queda de pressão aumentou e a produção de água diminuiu. Além disso, durante a operação do sistema de osmose reversa de poluição por partículas, se houver um problema com o filtro de segurança, as partículas entrarão no sistema, causando a poluição por partículas da membrana.
No início, a vazão de água concentrada aumentou, a taxa de dessalinização não mudou muito no estágio inicial, a produção de água diminuiu gradualmente e a queda de pressão do sistema aumentou rapidamente. Finalmente, a descamação química é comum (os sintomas aparecem em breve). Quando o suprimento de água contém alto Ca2+, Mg2+, HCO3-, CO32-, SO42-, plasma CaCO3, CaSO4, MgCO3 e outras escalas são depositadas na superfície da membrana. Isso se manifesta por uma diminuição na taxa de dessalinização, especialmente na seção final, e uma diminuição na produção de água.
A poluição da membrana é a principal razão para a diminuição do fluxo de permeação da membrana. A resistência à filtração por membrana aumenta devido ao bloqueio de poros e solutos macromoleculares. Soluto adsorvido na parede dos poros; A formação de uma camada de gel na superfície da membrana aumenta a resistência à transferência de massa. A deposição de componentes no poro da membrana fará com que o poro da membrana seja reduzido ou mesmo bloqueado, o que na verdade reduz a área efetiva da membrana. A resistência adicional gerada pela camada de contaminação depositada pelos componentes na superfície do filme pode ser muito maior do que a resistência do próprio filme, tornando o fluxo de permeabilidade independente da permeabilidade do próprio filme. Este efeito é irreversível, e o grau de poluição está relacionado à concentração e propriedades do material da membrana, do solvente na solução de retenção e do soluto macromolecular, ao valor do pH da solução, à força iônica, à composição da carga, à temperatura e à pressão de operação, etc., o que pode reduzir o fluxo da membrana em mais de 80% quando a poluição é grave.
Na operação do sistema, a poluição da membrana é um problema muito difícil, que faz com que a taxa de remoção do dispositivo de osmose reversa, a permeabilidade à água e o fluxo da membrana diminuam significativamente, aumentando a pressão operacional de cada seção, promovendo a operação e os custos operacionais e afetando seriamente a vida útil da membrana e o desenvolvimento e utilização da tecnologia de osmose reversa.
Terceiro, soluções
1. Melhore o pré-tratamentoPara cada conjunto de dispositivo de membrana, as pessoas querem que ele maximize seu papel, esperando ter a maior taxa de dessalinização, a máxima penetração de água e a vida útil mais longa possível, para atingir os três pontos acima, a qualidade da água é crucial, portanto, a água bruta que entra no dispositivo de membrana deve ter um bom pré-tratamento. O pré-tratamento razoável é muito importante para a operação segura a longo prazo da planta de osmose reversa. Com o pré-tratamento para atender aos requisitos de qualidade da água do afluente de osmose reversa, o fluxo de produção de água pode ser mantido. A taxa de dessalinização é mantida em um determinado valor por um longo tempo; A taxa de recuperação de água do produto pode permanecer inalterada; Custos operacionais mínimos; Longa vida útil da membrana.
Especificamente, o pré-tratamento por osmose reversa é projetado para:(1) Para evitar a poluição na superfície do filme, ou seja, para evitar que impurezas suspensas, microorganismos, substâncias coloidais, etc. adiram à superfície do filme ou contaminem o canal de água do elemento do filme.
(2) Evite incrustações na superfície do filme. Durante a operação do dispositivo de osmose reversa, alguns sais insolúveis são depositados na superfície da membrana devido à concentração de água, portanto, a formação desses sais insolúveis deve ser evitada.
(3) Certifique-se de que o filme esteja livre de danos mecânicos e químicos, para que o filme tenha um bom desempenho e um tempo de uso longo o suficiente.
2. Limpe a membranaApós uma variedade de medidas de pré-tratamento, a superfície da membrana também pode produzir deposição e incrustação após uso prolongado, de modo que o orifício da membrana seja bloqueado e a produção de água seja reduzida, por isso é necessário limpar o filme contaminado regularmente. No entanto, o sistema de membrana de osmose reversa não pode esperar até que a poluição seja muito grave antes de limpar, o que aumentará a dificuldade de limpeza, mas também aumentará as etapas de limpeza e prolongará o tempo de limpeza. É necessário entender o tempo de limpeza corretamente e remover a sujeira a tempo.
Princípio de limpeza:Compreender as características locais da qualidade da água, realizar análises químicas de poluentes e selecionar o melhor agente de limpeza e método de limpeza através da análise dos resultados, e fornecer a base para encontrar o melhor método nas condições específicas de abastecimento de água;
Condições de limpeza:um. A quantidade de água produzida é reduzida em 5% a 10% em comparação com o normal.
b. A fim de manter a quantidade de água do produto, a pressão de abastecimento de água após a correção da temperatura é aumentada em 10% -15%.
c. Aumente a condutividade através da qualidade da água (aumento do teor de sal) em 5% -10%.
d. Sistema RO de vários estágios, a queda de pressão aumenta significativamente em diferentes estágios.
Método de limpeza:Primeiro, o recuo do sistema; Em seguida, a limpeza por pressão negativa; Limpeza mecânica se necessário; Em seguida, limpeza química; As condições podem ser limpeza ultrassônica; A limpeza de campo elétrico online é um bom método, mas é caro; Como o efeito de limpeza química é melhor, o restante dos métodos não é fácil de alcançar, e o medicamento fornecido por vários fornecedores é diferente em nome e uso, mas seu princípio é praticamente o mesmo. Por exemplo, nossa empresa agora usa agentes de limpeza de membrana MC2 e MA10.
As etapas de limpeza são as seguintes:
Sistema de limpeza de estágio único:(1) Configure a solução de limpeza;
(2) Solução de limpeza de entrada de baixo fluxo;
(3) Ciclo;
(4) Imersão;
(5) Circulação de bomba de alto fluxo;
(6) Enxágue;
(7) Reinicie o sistema.
A limpeza de poluentes especiais é: limpeza de incrustações de sulfatos, limpeza de incrustações de carbonatos, limpeza de poluição de ferro e manganês, limpeza de poluição orgânica.
Quarto, manutenção adequada do filmeNovos elementos de membrana RO são geralmente embebidos em solução de glicerol a 1% de NaHSO3 e 18% e armazenados em sacos plásticos lacrados. Caso o saco plástico não esteja quebrado, ele é armazenado por cerca de 1 ano e não afetará sua vida útil e desempenho. Quando o saco plástico é aberto, ele deve ser usado o mais rápido possível para evitar efeitos adversos nos componentes devido à oxidação do NaHSO3 no ar. Portanto, a membrana deve ser aberta o máximo possível antes do uso. No período de não produção, a manutenção do sistema de osmose reversa é uma questão mais importante.
Isso pode ser feito da seguinte maneira.
(1) O sistema é desligado por um curto período de tempo (1-3 dias): Antes do desligamento, o sistema é lavado com baixa pressão (0,2-0,4MPa) e grande fluxo (aproximadamente igual à produção de água do sistema) por 14 a 16 minutos; Mantenha o fluxo natural usual e deixe a água fluir para o canal espesso.
(2) O sistema está fora de serviço por mais de uma semana (a temperatura ambiente está acima de 5 ° C): antes do desligamento, o sistema é realizado em baixa pressão (0,2-0,4 MPa), e a grande vazão (aproximadamente igual à produção de água do sistema (lavagem, o tempo é de 14 a 16 minutos; A limpeza química é realizada de acordo com o método de limpeza química do sistema nas instruções de operação do sistema de osmose reversa; Após a limpeza química, enxágue a membrana de osmose reversa; Prepare a solução de formalina a 0,5%, insira no sistema em baixa pressão e circule por 10 minutos; Feche as válvulas de todos os sistemas e vede-as; Se o sistema estiver fora de serviço por mais de 10 dias, a solução de formalina deve ser substituída a cada 10 dias.
(3) A temperatura ambiente está abaixo de 5 ° C: antes do desligamento, o sistema é lavado com baixa pressão (0,2-0,4 MPa) e grande vazão (aproximadamente igual à produção de água do sistema) por 14 a 16 minutos; No local onde existem condições, a temperatura ambiente pode ser aumentada para mais de 5 ° C e, em seguida, de acordo com o método de 1, manutenção do sistema; Se a temperatura ambiente for aumentada incondicionalmente, a água com baixa pressão (0,1MPa) e vazão de 1/3 da água produzida pelo sistema fluirá por muito tempo para evitar que a membrana de osmose reversa congele e garantir que o sistema funcione por 2 horas por dia; De acordo com os métodos de (2) e (3) em 1, após a limpeza da membrana de osmose reversa, remova a membrana de osmose reversa, mova-a para um local onde a temperatura ambiente seja superior a 5 ° C, mergulhe-a na solução de formalina a 0,5% preparada, vire-a a cada dois dias, e a água na tubulação do sistema deve ser descarregada limpa para evitar danos ao sistema causados pelo gelo.
Evite a operação da membrana sob alta pressãoHá gás residual no sistema durante a inicialização e desligamento, o que faz com que o sistema opere sob alta pressão. Os manômetros na parte frontal e traseira do filtro são usados para monitorar a queda de pressão do elemento filtrante, enquanto os manômetros primário e final são usados para monitorar a queda de pressão do conjunto da membrana RO. Ajuste a válvula de admissão e a válvula de concentração para garantir a pressão operacional e a taxa de recuperação. Se o fluxo de água ou a vazão total cair durante a operação, ou a diferença de pressão entre os níveis primário e intermediário aumentar significativamente em comparação com a operação inicial da diferença de pressão (com base nos dados da operação inicial do novo componente de membrana de osmose reversa), o sistema precisa ser lavado ou limpo para garantir a segurança e integridade do componente de membrana.
(1) Depois que o equipamento é esvaziado, quando é executado novamente, o gás não se esgota e a pressão é rapidamente aumentada. O ar restante deve ser drenado sob a pressão do sistema e, em seguida, aumentar gradualmente a operação de pressão.
(2) Quando a junta entre o equipamento de pré-tratamento e a bomba de alta pressão não é selada ou vazada (especialmente o filtro de mícron e o vazamento da tubulação depois dele), quando o suprimento de água de pré-tratamento não é suficiente, como o filtro de mícron está bloqueado, um pouco de ar será sugado para o vácuo no local onde a vedação não é boa. O filtro de mícron deve ser limpo ou substituído para garantir que a tubulação não vaze.
(3) Se a operação de cada bomba em funcionamento é normal, se a vazão é igual ao valor especificado e comparada com a curva de operação da bomba para determinar a pressão operacional.
Preste atenção à operação de desligamento(1) Despressurização rápida sem lavagem completa quando desligado. Como a concentração de sais inorgânicos no lado da água concentrada do filme é maior do que a da água bruta, é fácil escalar e poluir o filme. Quando estiver pronto para desligar, reduza gradualmente a pressão para cerca de 3 bar e enxágue com água pré-tratada por 14 a 16 minutos.
(2) Ao se preparar para desligar, a adição de reagentes químicos fará com que o agente permaneça na membrana e no invólucro da membrana, causando poluição da membrana e afetando a vida útil da membrana. A dosagem deve ser interrompida.